• contato@gustavotaveira.com

Como usar a Diversidade a favor do seu negócio?

Como usar a Diversidade a favor do seu negócio?

A Diversidade é um FATO… é a nova realidade do mundo. Precisamos aceitar, respeitar e entender, para que possamos usá-la a nosso favor.

Seja qual for o seu negócio, o mundo em que seu produto ou serviço será oferecido/consumido tem a Diversidade como regra e não mais como exceção. E, quando falo Diversidade, estou falando de todas as suas “versões”: de raças, gêneros, religiões, gerações, acessibilidade, etc.

Como fazer para ter sucesso em um mundo onde a Diversidade virou regra?

Em poucas palavras: fomentando e trazendo essa diversidade para dentro da sua equipe e da sua empresa. Me explico…

É muito fácil chegar a um consenso sobre alguma coisa se colocarmos em uma sala pessoas que compartilham do mesmo grau de instrução, geração, gênero, raça e religião. Porém, apesar de um consenso mais fácil, a única certeza que tenho é que o resultado não atenderá ao mundo real e à diversidade de potenciais consumidores.

Por outro lado, ao ter uma equipe que reflete a Diversidade do mundo, é possível ter todos os tipos de opiniões e visões sobre o que está sendo discutido. É preciso escutar, respeitar e entender a opinião de todos, pois cada um traz diferentes perspectivas, resultantes de experiências de vida distintas.

No ambiente de trabalho, se não formos concientes do nosso comportamento, de suas consequências e entrarmos no “piloto automático”, a tendência é de sempre contratarmos pessoas que se pareçam conosco. Esse tipo de comportamento só prejudica a capacidade de inovação da equipe como um todo.

Obviamente, dá muito mais trabalho gestionar uma equipe com idéias e pensamentos tão distintos e muitos preferem permanecer em sua zona de conforto, mas vale a pena e o resultado final é muito mais eficaz.

Esse, na minha opinião, é o grande desafio dos gestores do Século XXI.

Gustavo Taveira

De gravata, bretelle e com bom humor, enfrentando um mundo que é uma mistura de "WAR" com "Game of Thrones". Um apaixonado por tecnologia, esportes, viagens e fotografia... compartilhando conhecimento, projetos, estudos, pensamentos e dicas.

Leave a Reply

Send this to a friend